Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico

Autor: Bruno Lippmann (GRADUADO EM ODONTOLOGIA PELA UNIVILLE-SC Aluno do curso de especialização em Ortodontia do Instituto Thum de Pós-graduação e Biopesquisas, Joinville-SC)

 

O clareamento dental é um tratamento de fácil execução pelo profissional e possui grande efeito de valorização do sorriso como poucos outros tratamentos odontológicos. Esse é um dos motivos pelos quais o paciente procura constantemente o profissional ao concluir o tratamento ortodôntico, por exemplo.

Após a remoção dos bráquetes, é necessário identificar resíduos de cimento no esmalte, eventuais trincas nos dentes, exposição radicular, cárie, doenças gengivais/periodontais, etc. Certificando-se clinica e radiograficamente da saúde bucal, o paciente poderá então ser submetido ao clareamento. Ele deverá ser instruído de todas as etapas e prognóstico do caso, e deve ser mantido sob vigilância semanalmente em consultas. A assistência oferecida pelo profissional não só provê a segurança que o tratamento demanda como possibilita a maximização dos resultados, satisfazendo os anseios do paciente.

Relato de caso

Após as etapas de diagnóstico e planejamento, percebeu-se que a melhor indicação para o caso relatado consistia no clareamento caseiro supervisionado com o emprego de gel clareador à base de peróxido de carbamida. Como o paciente mostrou-se disponível para aplicar o gel por um período mais longo diariamente, optou-se pela concentração de 16% utilizada durante 4 horas diárias. O gel escolhido foi o Whiteness Perfect (FGM), que dispõe de diversos artigos comprovando sua eficácia clínica e laboratorial.

Durante o tratamento, o paciente manteve seus hábitos de dieta e higiene normalmente e compareceu a consultas semanais para registro da evolução do caso. O progresso referente à alteração de cor foi concluído em 3 semanas, com uma mudança de tons bastante significativa. O resultado obtido somado ao baixo índice de hipersensibilidade trouxe ao paciente grande satisfação com o tratamento.

01 - Inicial
01 – Inicial
02 - Sorriso inicial evidenciando coloração amarelada dos dentes
02 – Sorriso inicial evidenciando coloração amarelada dos dentes
03 - Após profilaxia para remoção da película adquirida, registro da cor dos dentes com escala Vita Clássica Caninos A3,5 e demais dentes A3
03 – Após profilaxia para remoção da película adquirida, registro da cor dos dentes com escala Vita Clássica Caninos A3,5 e demais dentes A3

04 1 - Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico

05 - Prova da moldeira individual (Whiteness Placas 1mm). 4. Paciente utilizando a moldeira por 4 horas diárias
05 – Prova da moldeira individual (Whiteness Placas 1mm). 4. Paciente utilizando a moldeira por 4 horas diárias

06 1 - Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico

07 - Resultado após 3 semanas de uso de Whiteness Perfect 16% comparando com escala de cores
07 – Resultado após 3 semanas de uso de Whiteness Perfect 16% comparando com escala de cores
08 - Fotos sociais denotando o excelente resultado obtido com o clareamento e comparação (6b) com a cor inicial (Vita A3,5) do canino.
08 – Fotos sociais denotando o excelente resultado obtido com o clareamento e comparação (6b) com a cor inicial (Vita A3,5) do canino.

09 2 - Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico 10 2 - Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico 11 - Clareamento dental caseiro supervisionado após tratamento ortodôntico

12 - Final
12 – Final

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language