Dentistas apostam em prevenção para garantir Saúde Bucal na Infância

(Foto gentilmente cedida pelo Prof. Dr. Luis Fernando Medeiros)

A proporção do número de crianças de 12 anos livres de cáries no Brasil aumentou de 31% para 44% nos últimos sete anos, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal divulgada recentemente pelo Ministério da Saúde. Isso significa que 1,4 milhão de crianças não possuem dentes cariados atualmente.

O levantamento aponta ainda que houve uma redução de 26% das cáries entre crianças de 12 anos em relação a 2003, quando foi realizado o primeiro levantamento. Entre adolescentes, houve diminuição de 30% no índice de dentes cariados, perdidos e obturados (chamado de CPO) entre 2003 e 2010, representando que 18 milhões de dentes deixaram de ser afetados.

Para manter estes índices que colocam o Brasil no grupo de países com baixa prevalência de cáries é fundamental a prevenção por meio de uma escovação eficiente, de consultas regulares ao dentista, da utilização de produtos que higienizam a boca e de dieta adequada.

Segundo o odontopediatra e professor universitário Luis Fernando Medeiros, os cuidados devem começar mesmo antes do nascimento, ainda na gestação. “O desenvolvimento do paladar está ligado à dieta da gestante, por isso, o consumo exagerado de açúcar pela mãe desperta o gosto por alimentos açucarados na criança. Além disso, a alimentação balanceada da mulher durante a gestação com carnes, frutas, verduras, cereais, leite e seus derivados é importante para o bom desenvolvimento dos dentes do bebê”.

No primeiro ano de vida, a amamentação é primordial não só pelo aspecto nutricional e afetivo, mas também por ser um ato que estimula o desenvolvimento correto da face, prevenindo problemas de oclusão (mordida). Também, nos primeiros doze meses é recomendado o início das visitas ao dentista. “Mesmo antes da chegada dos primeiros dentes, os pais devem ser orientados sobre todos os aspectos que envolvem a manutenção da saúde bucal de seu filho, como métodos de limpeza da boca e dos dentes, controle de açúcar, cuidados com a mamadeira de uso noturna, uso correto de produtos fluoretados e também sobre hábitos nocivos ao bom desenvolvimento da arcada dentária como a sucção do dedo ou da chupeta”, diz o dentista Bruno Lippmann, consultor técnico da FGM Produtos Odontológicos, empresa brasileira que dispõe de uma linha de produtos para odontopediatria, como flúor em espuma, verniz e materiais restauradores.

Com o nascimento dos primeiros dentinhos, é hora de retirar gradativamente a mamadeira e introduzir alimentos sólidos na dieta, que incentivam os movimentos mastigatórios. A mãe deve habituar-se a fazer a higiene diária, inicialmente nos dentes anteriores com uma fralda ou gaze umedecida em água limpa (fervida ou filtrada) ou ainda com uma dedeira de silicone. Caso observe durante o ato da limpeza qualquer alteração como o aparecimento de manchas brancas sobre a superfície do dente, por exemplo, deve agendar visita com o odontopediatra.

Em crianças até os cinco anos, o flúor é determinante para impedir lesões de cárie. “O elemento está presente em cidades que possuem água de abastecimento fluoretado ou nos cremes dentais usados para higiene bucal da criança. Mas como em qualquer outro produto, há doses ideais para o máximo benefício e o mínimo risco de efeitos nocivos a saúde. O dentista é o profissional capacitado para avaliar a necessidade de outras fontes de flúor de uso caseiro ou profissional”, alerta o Dr.Luis Fernando.

Ainda nesta fase, a escovação deve ser supervisionada por um adulto, que deverá colocar uma pequena quantidade de creme dental na escova (proporcional a um grão de arroz) no sentido transversal às cerdas. Outra recomendação é motivar a criança a cuidar da boca e dos dentes. “Trata-se de um processo multiplicador pois o pequeno dissemina os ensinamentos entre os familiares, o que é muito importante no processo de prevenção”, conclui a dentista Constanza Odebrecht, também consultora técnica da FGM e professora da Faculdade de Odontologia de Joinville (Univille).

Resumo

Treinamento online e gratuito

Posts mais recentes

Email
LinkedIn
Telegram
Facebook
Treinamento online e gratuito

Outros artigos do blog

plugins premium WordPress

Selecione seu idioma

Select your language